3 de junho de 2013

Feira das Almas - ''behind the scenes''



Allô Allô!
Já lá vai algum tempo desde a última vez que postei aqui. O trabalho na escola aumentou ainda mais e a falta de assuntos para falar também acaba por ''ajudar à festa'', digamos assim...
Mas para reanimar a página trago-vos um post cheio de novidades fresquinhas!
No passado fim-de-semana realizou-se a habitual Feira das Almas no Regueirão dos Anjos (nº68)


Pude estar à conversa com as proprietárias de algumas marcas e de certo modo fazer-vos uma apresentação das mesmas, que deixo aqui! (espero que gostem!)



Chewingum

Criada pelas amigas Maria e Inês, a Chewingum (quase a completar 1 ano de idade), nasceu da vontade de divulgar e partilhar com os outros os acessórios que as amigas faziam para si!
Com uma gama de peças originais e ousadas, a dupla de designers recusa-se a fazer peças que ''os outros fazem'', tal como não gostam de fazer peças, pois consideram que existindo peças exclusivas podem elevar a marca a outro patamar.
Começaram por fazer peças de perna e sendo estas peças simples, tornaram o contacto com o público bem como a receptividade mais directas! Como meios de divulgação da marca, usam a página no facebook, a presença em feiras (como a feira das almas) e estão neste momento a promover o seu catálogo (feito em colaboração com um fotografo).


A Maria (com formação em ourivesaria e design gráfico) cabe a função de conceber as peças bem como a de tratar de toda a parte gráfica da marca, enquanto a Inês (formada em Design de Moda) é entregue toda a parte de design das peças, ficando a gestão da marca a cabo das duas.
Para o futuro, as jovens criadoras desejam alcançar um público de uma faixa etária um pouco mais velha, querendo para isso conceber peças exclusivas (o que muitas das vezes não se consegue obter dado o facto de existirem sempre pessoas a querer peças que já foram feitas anteriormente), de modo a que cada encomenda seja única!

Página de Facebook: Chewingum Facebook


Les Dandizettes

Antes de vos falar deste projecto, deixem-me que vos conte uma coisa... Estava eu a divagar pelo espaço da feira das almas quando esta banca me chamou à atenção, e chamou-me à atenção porquê perguntam vocês?! Pois bem! Esta banca dedica-se a vender um tipo de produtos específicos de um estilo que eu aprecio imenso que é o Rockabilly e claro que me saltou logo para lá a vista!

Este projecto (Les Dandizettes), dedica-se à venda de roupa, acessórios e calçado em 2ª mão de estilos como o Rockabilly, Punk, Gótico e por aí!
Contam com a experiência de venda noutras feiras, como é o caso do Creative Free Market no Mercado da Ribeira bem como na loja Amores de Tóquio no Mercado de Santa Clara (espaço onde às Terças e Sábados se realiza a Feira da Ladra). Para a venda de peças também contam com a página de facebook (link no final).
O futuro passa pela dinamização do projecto, promoção online (página de facebook), exploração de outros ''mercados'' e inclusão futura de peças vintage e handmade.

Página de Facebook: Les Dandizettes Facebook




Insight Shi


Quem anda no meio das compras online, e em especial pelo facebook, já deve conhecer a marca de que vou falar agora! Apresento-vos a Insight Shi!
Nascida na cidade invicta, esta marca já conta com algum tempo. Começou por necessidade, na altura ainda no Hi5 e depois tornou-se um negócio, estando agora presente activamente no facebook.
Sem nunca pensar que a marca e a página iam ter a projecção que têm hoje, a dona da marca considera que o que antes era um tabu (a venda de roupa em 2ª mão), passou a moda nos dias de hoje.
Para o futuro podemos contar com a abertura de uma loja física no coração da cidade do Porto (Benfeita)!

Sigam a página no facebook! Insight Shi Facebook


Welove


Criada à 1 ano, a Welove começou com a personalização de calções para uma ''venda entre amigas'' e com a página de facebook começaram a chegar as encomendas para fora e já são mais de 26,000 pessoas a seguirem a página oficial no facebook!
Esta marca utiliza roupa já feita, reciclando-a, estilizando as peças e nos últimos tempos cria peças de origem própria. Uma coisa importante de salientar neste projecto, é que quase todas as peças são exclusivas, fazendo assim com que haja uma individualização e uma identidade própria a quem as usa.
Como projectos futuros existe (assim como em outras marcas) o desejo de criar uma loja física comum aos projectos que operam no facebook, de forma a que haja mais contacto com o público.

e aqui fica a página de Facebook da marca: Welove Facebook



B-Dop3


Criada à menos de 1 ano, a We Are Dope começou apenas como um negócio de venda de chapéus (bonés) no facebook, pelo Tiago e o seu sócio Bruno. Ao verem a projecção que a marca estava a alcançar, decidiram arriscar com a roupa. Nessa altura entrou a Miriam, e assim começou o projecto.
Tentaram patentear a marca, mas como já existia a marca WAD, decidiram que ficava com dois V's, que ficariam cruzados nas camisolas. Como a faixa etária a que a marca se dirige é a dos adolescentes (13-18 anos), pegou-se num padrão que desse nas vistas (o leopardo, para começar) e estampou-se em sweats, depois em t-shirts e hoje em dia o conjunto de padrões, de cores, e de modelos de t-shirts já é muito mais diverso!
Para promover a marca, utilizou-se a página de facebook (que é uma grande aliada até hoje) e através dos concursos e da divulgação através de pessoas conhecidas na rede social, a marca teve um crescimento enorme e inesperado.
As peças são todas produzidas em portugal, sejam as peças de roupa em si, sejam as estampagens, que são feitas em fábrica. À Miriam e ao Tiago cabe-lhes a função de tratarem da gestão das encomendas, gestão dos stocks, dos modelos de peças que estão a ser projectados/produzidos, enquanto o Bruno trata da parte de relações públicas da marca.
Como desejos futuros para a marca, a equipa da We Are Dope ambiciona alargar o seu público-alvo para um grupo de pessoas mais diverso, assim como abrir uma loja física. O desejo da abertura da loja passa pelo facto de os clientes gostarem muitas vezes de experimentar as peças e de, em muitos casos, sentirem mais confiança por verem alguém a dar ''a cara'' pela marca, ou de terem a confiança para depois poderem encomendar da net à confiança.

Facebook da Marca: B-Dop3




lots of love, MiguelCorreiadeSá!

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