6 de maio de 2013

''Once Upon a Time...'' by Karl Lagerfeld - Chanel



Allô a todos!
Hoje trago-vos um filme que vai estrear no próximo dia 8, ''Once Upon a Time'' é um filme assinado pelo director artístico da casa Chanel, Karl Lagerfeld a fim de celebrar o centésimo aniversário da abertura da primeira loja da marca, em Deauville (França).
Conheçamos um pouco mais sobre Coco Chanel:


Gabrielle Chanel, nascida em 1883 iniciou a sua carreira em moda como modista de chapéus. Em 1913 abre a sua primeira loja na cidade de Paris, com os seus chapéus e uma linha de roupa muito simples e versátil, tanto adaptável a homem como a senhora, Chanel criou rapidamente uma bolsa de clientes que se queria ver livre de todas as modas que o século passado ainda fazia transportar.
Criou uma das mais valiosas dicas de moda, que perdura até aos dias de hoje, o famoso vestido preto (little black dress) que é considerado uma das peças fundamentais no roupeiro de uma mulher.
Chanel viu por diversas vezes adversidades ao seu negócio, mas nem a guerra, nem a ascensão de Christian Dior a fizeram parar. Em 1939, a quando da declaração de guerra por parte dos franceses aos alemães, Coco vê-se obrigada a fechar o seu atelier e após isso, com a feminilidade de Dior construída por cinturas bem marcadas e saias com roda a tornar-se um must, a criadora vê que isso não se adequa ao papel e à função que a mulher desempenha na sociedade da época e vai para isso criar toda uma nova colecção a ser apresentada mais tarde.


Essa apresentação aconteceu em 1953, e, passados quase dez anos desde o final da segunda grande guerra, Chanel reconquista o público apresentando propostas prontas a competir com a nova geração de designers que agora ia surgindo. Para isso, modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed, como o clássico fato e com isso, o fato em tweed e a marca tornam-se símbolo de classe e de elegância. 
Gabrielle Chanel morre em 1971 ficando a criação das linhas de alta costura e pronto-a-vestir assegurada por vários assistentes da designer até 1983, data em que Karl Lagerfeld assume a direcção criativa da marca até aos dias de hoje.


Esta curta-metragem retrata o início da carreira de Gabrielle Chanel, ''Coco'', como foi alcunhada no teatro e também como mais tarde veio a ser conhecida. Com Keira Knightley no papel da célebre designer, “Once Upon a Time...” conta ainda com a participação de modelos conhecidas no elenco como Caroline de Maigret, Baptiste Giabiconi, Stella Tennant ou Lindsey Wixon.
A sua estreia será no próximo dia 8 de Maio, numa projecção privada no Hotel Raffles, em Singapura e simultaneamente no site (cliquem de seguida!) chanel-news.

Sem comentários:

Enviar um comentário