21 de março de 2013

Aleksandar Protic - um designer Sérvio em Portugal


Allô!

Apresento-vos hoje aquele que actualmente considero um dos meus desginers de moda favoritos, Aleksandar Protic. Nascido em Belgrado, o designer Sérvio residente em Portugal mostra-nos colecção após colecção o excepcional trabalho com a silhueta feminina e com a adequação dos cortes à forma da mulher. O trabalho de Aleksandar  combina peças mais fluídas com outras mais estruturadas, mostrando assim coordenados práticos mas ao mesmo tempo mais ''dramáticos''. Nas colecções encontram-se muitas vezes, inspirações na arte, na música rock e mais ''heavy'' e sobretudo no mundo que o rodeia. 


É também de salientar a escolha de materiais, que têm passado sobretudo pela pele e popelina de algodão. Na escolha de sapatos e acessórios, a pareceria com DKODE continua patente, tendo sido criada uma linha de sapatos para esta e para a próxima primavera/verão bem como para este outono/inverno (DKODE by Aleksandar Protic).


deixo-vos imagens da colecção que o designer criou para esta primavera/verão:







Para o outono/inverno deste ano, Aleksandar inspirou-se na pintora Georgia O'Keefe e num retorno ao conforto e à família. À semelhança de colecções anteriores o designer apresenta como tecidos a pele (desta vez sem tanto destaque), a popelina de algodão e deu destaque ao burel, um tecido de carácter mais pesado mas também mais sofisticado. 
É notável novamente a predominância pelo preto, o branco e o castanho. O criador decide inovar apresentando estampados (padrões axadrezados) - continuando a manter uma linha muito minimalista, sofisticada e feminina. Ao nível dos acessórios, são apresentadas uma espécie de gargantilhas que prendem o cabelo das manequins e os sapatos são novamente DKODE by Aleksandar Protic.


apresento-vos as fotografias da colecção para o outono/inverno que irá avizinhar este ano:






















Como projecto futuro, Aleksandar vai colaborar com a Companhia Nacional de Bailado, criando os figurinos do espectáculo ''Dance Bailarina Dance'' da coreógrafa Clara Andermatt, a estrear no Teatro Camões (Expo), no dia 26 de Abril estando em palco até dia 5 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário